sábado, 10 de março de 2012

Tensão Superficial de líquidos

Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.






A gota de água que se forma em uma torneira mantém sua forma devido a elasticidade na superfície da gota.





A tensão superficial está presente em situações interessantes: Colocando-se cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, observa-se que ela pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido, apesar de ser muito mais densa que a água.
Este efeito permite que insetos caminhem sobre a água. Também permite que pequenos objetos de metal como agulhas ou lâminas flutuem na superfície da água.
O uso de surfactantes e detergentes rompe a tensão superficial, por reduzir as forças de coesão entre as moléculas do líquido.
A tensão superficial está relacionada com a diferença de pressão entre os dois lados de uma interface pela equação de Young-Laplace.
           A tensão superficial depende da natureza do líquido, do meio que o rodeia e da temperatura. Em geral, a tensão superficial diminui com a temperatura, já que as forças de coesão diminuem ao aumentar a agitação térmica. A influência do meio exterior é compreendida já que as moléculas do meio exercem ações atrativas sobre as moléculas situadas na superfície do líquido, contrapondo as ações das moléculas do líquido.
Tensão superficial dos líquidos a 20ºC.

Líquidog (10-3 N/m)
Óleo de oliva33.06
Água72.8
Álcool etílico22.8
Benzeno29.0
Glicerina59.4
Petróleo26.0


Fonte:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. Rui, fico muito feliz que você esteja tendo excelentes iniciativas em relação ao estudo da química e ainda mais, contribuindo com notícias a respeito de emprego. Esta é a essência da pesquisa, é o valor que tento transmitir no conhecimento de nossas aulas. Vou considerar a matéria de Tensão Superficial como atividade da matéria de TPI. Parabéns.
    Prof. Marcio Tulio

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado..professor, fico contente que o Sr. tenha gostado, estou tentando melhorar os meus conhecimentos e passar um pouco do que estudo para outras pessoas.

    ResponderExcluir