sábado, 16 de março de 2013

Papa integra ordem religiosa que foi fundamental na colonização do Brasil



São os jesuítas, conhecidos como os soldados do papa.


Papa Francisco integra uma ordem religiosa com quase cinco séculos de história que foi fundamental na colonização do Brasil: os jesuítas, conhecidos como os soldados do papa.
Eles chegaram ao Brasil em 1549, em Salvador. Pouco depois, já estavam mais ao sul, em São Vicente.
E entre tantas viagens subiram a serra do mar em direção ao planalto paulista.
Em 1554, 13 jesuítas, entre eles o padre Manuel da Nóbrega e o noviço José de Anchieta montaram um colégio para catequizar os índios que viviam na região. O colégio deu início a um povoado, e hoje é a maior cidade do país: São Paulo nasceu a partir de dois ideais da Companhia de Jesus: a educação e a expansão do catolicismo.
“Onde quer que haja a necessidade, e uma necessidade da igreja é do ser humano, aí a companhia deve estar”, disse o padre jesuíta Carlos Alberto Contieri.
Um dos mais famosos deles, padre Antônio Vieira, foi expulso do Brasil por colonos que o acusavam de estimular a revolta de índios.
Foi Santo Inácio de Loyola quem fundou a Companhia de Jesus, em 1534, para combater o avanço dos protestantes.
Cultos, disciplinados, mas flexíveis. Além de vir para a América Latina, com os portugueses e espanhóis, os jesuítas foram à Ásia. Na China, se vestiram como discípulos do filósofo Confúcio.
Poderosa, a Companhia de Jesus despertou a ira de outras companhias e de reis, no século XVIII. Por pressão deles, foi dissolvida.
Quase desapareceu de novo sob João Paulo II, preocupado com o envolvimento da ordem com a teologia da libertação.

Mas em 2008, outro Papa, Bento XVI, reconheceu que não poderia abrir mão do exército de quase 20 mil jesuítas. Dois dias antes de deixar o cargo, nomeou o jesuíta e então cardeal Jorge Bergoglio para a cúpula da Conferência Episcopal Latino Americana.
Desde quarta-feira, são os soldados do Papa que estão no comando da Igreja.
Jornal Nacional
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/papa-integra-ordem-religiosa-que-foi-fundamental-na-colonizacao-do-brasil.html
Edição do dia 15/03/2013 
15/03/2013 21h49 - Atualizado em 15/03/2013 21h49

Nenhum comentário:

Postar um comentário